Como utilizar a tecnologia para eventos em suas ações de live marketing

Nos últimos anos, muitas inovações surgiram em diversos setores. As empresas de tecnologia e o quarteto Google, Apple, Facebook e Amazon (GAFA) dominaram o mercado de uma forma sem precedentes. Esse novo cenário trouxe discussões sobre a segurança de dados pessoais e a regularização de novas tecnologias como a Inteligência Artificial e a sua aplicação na sociedade.

 

Em meio a tudo isso, o setor de eventos também sofreu mudanças significativas. As mídias sociais e os apps mobile mudaram a forma como os participantes interagem em eventos. Na área do live marketing, agora é possível metrificar ações e controlar grande parte dos processos. Todas essas iniciativas que partem da área tecnológica também ajudam a tornar as experiências ainda mais significativas para os participantes de eventos.

 

O desenvolvimento de softwares para a área de eventos não é algo novo. Muitos organizadores de eventos já entendem a importância de controlar processos de live marketing e de fazer uso do marketing digital, seja com e-mail marketing, um site ou um app para eventos. Essas soluções são essenciais pois trazem maior sustentabilidade para o evento. Elas acabam descartando o uso de cenografia, que é substituída pelo digital, e criam comunidades de pessoas que podem se conectar virtualmente (por um app) e presencialmente no evento.

 

Aqui vão alguns critérios essenciais para você levar em conta ao utilizar tecnologia para eventos:

Mantenha os dados dos seus participantes de forma segura

Com a GDPR e as decorrentes regulamentações do uso dos dados pessoais de usuários para organizações, é muito importante manusear os dados de forma segura. Evite o uso de planilhas de excel, a impressão de folhas de lista de participantes e o compartilhamento de dados de usuários com terceiros sem autorização. Saiba mais sobre a GDPR aqui.

Priorize a eficiência do seu evento

Todas as ações que a organização puder fazer para ganhar tempo são bem-vindas. Alguns exemplos são:

  • O credenciamento sem filas, que pode ser realizado por meio da leitura de um QR Code intransferível no celular do participante;
  • A liberação do acesso ao aplicativo do evento com antecedência para os participantes definirem a sua agenda de atividades e reuniões para networking;
  • O uso de uma plataforma para eventos integrada com o seu CRM e plataforma de automação de marketing.

Antecipe as suas ações de live marketing com data analytics

É possível identificar ainda no pré evento quais as atividades e palestrantes são mais relevantes para os seus participantes. Ainda, é possível entender o comportamento do usuário e identificar quais os participantes são mais ou menos engajados. Essas análises podem ajudar nas tomadas de decisão dos organizadores de eventos.

Ofereça um conteúdo diferenciado

Seja nas redes sociais, no aplicativo do evento ou no espaço da imprensa, é importante promover  conteúdos relevantes para o participante. Por exemplo, é possível disponibilizar as apresentações e os conteúdos mencionados pelos palestrantes no aplicativo. Ainda no aplicativo é possível integrar o app do evento com as redes sociais e criar ações que incentivem o compartilhamento do evento.

Interaja com os participantes em todos os momentos

Um suporte rápido e eficiente é essencial para o sucesso do seu evento. Além da disponibilização de conteúdos, é importante responder e interagir com os participantes. Disponibilize, de forma fácil e acessível, contatos para suporte. Fazer uma pesquisa de satisfação no final do evento também é uma forma de interação e  de conseguir insights para executar melhorias nas próximas edições.

 

Espero que essas dicas sejam úteis para a organização do seu evento. Para mais conteúdos sobre tecnologia para eventos acesse o blog da InEvent.

Caroline Scholles

Publicitária formada pela UNISINOS e pela University of East London. Trabalhou com campanhas de marketing de moda para a indústria de bens de consumo e comunicação corporativa para empresas de tecnologia. Faz parte do time de marketing e conteúdo da InEvent.

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